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Política de Suporte

O suporte técnico está disponível para os usuários da rede Singrar e é organizado nos tópicos:

      Singrar – CPU: recursos computacionais do supercomputador utilizando CPU (Central Processing Unit ou Unidade de Processamento Central);

      Singrar – FPGA: recursos computacionais do supercomputador utilizando  FPGA (Field Programmable Gate Array ou Arranjo de Portas Programáveis em Campo);

      Singrar – GPU: recursos computacionais do supercomputador utilizando GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico);

      Singrar – Geral: recursos computacionais do supercomputador não mencionados anteriormente;

      Monitoramento Físico: componentes do monitoramento físico, tais como cameras, DVR/NVR, monitores, sensores e alertas; 

      Monitoramento Lógico: supervisão e análise dos componentes lógicos do sistema, incluindo software, rede e serviços. Isso envolve temas relacionados ao desempenho, utilização de recursos, integridade dos dados, segurança e conformidade com políticas e regulamentos.

      Treinamento: treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências. 

      Evento: aplicativo Conect@í-Singrar, incluindo o cadastramento e atribuições de papéis para a sua utilização. Contempla também questões relacionadas à agenda única de eventos do Singrar.

      Divulgação no Portal: divulgação de conteúdo não contemplado pelo tópico Evento.

    O suporte técnico não está disponível para  linguagens de programação ou código executável. Toda a imersão em computação de alto desempenho está prevista em treinamentos.

    1. Solicitação

        As solicitações são realizadas pelo sistema de atendimento, preferencialmente, ou por meio do e-mail suporte.singrar@iprj.uerj.br.

              1.1 Os usuários devem realizar os seguintes passos para solicitar o suporte pelo sistema de atendimento:

                    1.1.1 Acesse o sistema em https://singrar.iprj.uerj.br/suporte/. É importante observar que o acesso pode ser feito com usuário e senha ou de forma não autenticada.

                    1.1.2 Preencha o formulário de solicitação com informações sobre o problema: endereço de email, nome completo, número de telefone/ramal, tópico de ajuda, resumo da questão e detalhes da abertura do atendimento (ticket).

                    1.1.3 Aguarde a confirmação do recebimento do ticket.

              1.2 Os usuários devem realizar os seguintes passos para solicitar suporte por meio do e-mail suporte.singrar@iprj.uerj.br:

                    1.2.1 Assunto do e-mail: informar um tópico (Exemplo: “Singrar – CPU, erro por falta de uma biblioteca Fortran”

                    1.2.2 Corpo do e-mail, informar:

                          1.2.2.1 Nome e sobrenome: Fulano Sicrano (por exemplo)

                          1.2.2.2 Projeto: ProjetoXY (por exemplo)

                          1.2.2.3 Descrição da solicitação: “A libgfortran é necessária para prosseguir com a compilação e execução do código.” (por exemplo)

                          1.2.2.4 Anexos: imagens ou informações que ajudem no entendimento e solução da solicitação.

        2. Atendimento

                2.1 – O suporte técnico está disponível nos dias úteis de 9h às 17h.

                2.2 – O prazo da primeira resposta à solicitação  é de 18 horas úteis.

                2.3 – O prazo de resolução das solicitações pode variar de acordo com a sua complexidade,  disponibilidade de recursos e informações dos usuários.

                2.4 – Os tópicos  Divulgação no Portal, Evento e Treinamento serão respondidos em até 7 dias úteis.

                2.5 – As solicitações são atendidas por ordem de chegada e prioritariamente:

                      2.5.1 – Monitoramento físico e lógico: infraestrutura física e lógica de funcionamento do Supercomputador.    

                      2.5.2 – Acesso ao Supercomputador: o usuário não está conseguindo acessar o Supercomputador.

                      2.5.3 – Recursos computacionais mencionados no projeto: compiladores, processamento e  bibliotecas.

                      2.5.4 – Recursos computacionais não mencionados no projeto do usuário, mas disponíveis para todos os usuários.

                      2.5.5 – Divulgação no Portal, Evento e Treinamento.

          3. Fechamento

                  3.1 – A solicitação é atendida sem alteração.

                  3.2 – A solicitação tem sua resolução negociada com o usuário.

                  3.3 – A solicitação é cancelada por não estar dentro do escopo de atendimento.

            4. Responsabilidades

                    4.1 – Os atendentes são responsáveis por:  

                          4.1.1 – acompanhar às solicitações até o seu fechamento; 

                          4.1.2 – acompanhar as solicitações enviadas para suporte.singrar@iprj.uerj.br até o seu fechamento;

                          4.1.3 – realizar os atendimentos com um codinome.

                    4.2 – Os usuários são responsáveis por: 

                          4.2.1 – realizar as solicitações de suporte de acordo com o Item 1;

                          4.2.2 – fornecer informações precisas e completas sobre o problema; 

                          4.2.3 – manter um canal de comunicação aberto para possíveis esclarecimentos;

                          4.2.4 – acompanhar a solicitação e pedidos de esclarecimento.

                    4.3 – Os gestores do Singrar são responsáveis por:

                          4.3.1 ouvir atendente e usuário visando a melhoria do serviço de suporte;

                          4.3.2 buscar o consenso nas divergências de entendimento;

                          4.3.3 aplicar ações disciplinares visando o uso adequado do serviço de suporte.

              5. Penalidades
              O uso inadequado do sistema de suporte (como abertura de chamados falsos ou repetidos sem necessidade) poderá resultar em restrições no atendimento.

                6. Alterações no Regulamento
                Este regulamento poderá ser alterado a qualquer momento. Os usuários serão informados sobre as mudanças com antecedência.

                  7. Contato
                  Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail suporte.singrar@iprj.uerj.br.

                    versão 0.7 de 14/11/2024

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