O monitoramento é uma ferramenta essencial para a gestão dos recursos, o planejamento de capacidade, o desempenho, a disponibilidade, a confiabilidade e a segurança. O monitoramento desempenha um papel importante no Laboratório Singrar como apoio operacional do supercomputador Singrar. O Laboratório também implementa o monitoramento físico e o monitoramento lógico.
O monitoramento físico é realizado com câmeras, sensores de fumaça e temperatura. As imagens geradas pelas câmeras são disponibilizadas em TV Smart para visualização e identificação por meio de softwares de monitoramento. As medições realizadas pelos sensores são armazenadas no repositório de monitoramento do IPRJ. Alertas são enviados para os agentes de monitoramento, técnicos e seguranças plantonistas do IPRJ/Uerj, caso ocorram medições fora do intervalo considerado normal. Os procedimentos estão descritos no Guia de Monitoramento do Singrar.
O monitoramento lógico permite o registro de eventos, a verificação da disponibilidade de recursos computacionais, contribui para a segurança da informação e possibilita uma auditoria buscando manter a conformidade com a política de uso do Singrar e com o Guia de Monitoramento do Singrar. Informações pertinentes tais como como uso dos recursos computacionais e operação do supercomputador Singrar estão disponíveis para consulta.