O supercomputador Singrar foi adquirido da empresa americana Hewlett Packard Enterprise – HPE e está hospedado no Instituto Politécnico da Uerj, em Nova Friburgo-RJ, atuando como um sistema centralizador de simulações de alto desempenho.
O Singrar possui 1280 núcleos de CPU (Central Processing Unit), distribuídos em dez nós computacionais, dos quais são compostos, na sua maioria, exclusivamente por CPUs com arquitetura multi-core. Há, no entanto, quantidade adicional significativa de nós que, além das mesmas CPUs multi-core, contém tipos de dispositivos com a chamada arquitetura many-core: FPGA (Field Programmable Gate Array ou “Arranjo de Portas Programáveis em Campo”) e GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico). Além disso, existe um nó especialmente projetado para aplicações de Inteligência Artificial (Deep Learning) que disponibiliza duas GPUs NVIDIA Tesla A100 80 gigabytes com Nvlink, totalizando 13824 CUDA-core e 864 Tensor-core. Uma descrição detalhada da configuração dos nós do Singrar é apresentada a seguir:
- 8 nós de computação AMD EPYC 7713 64-cores 2.0GHz (12c @2,4GHz) e 512GB de memória RAM
- 1 nó de computação FPGA XILINX Alveo U50 960GB SATA 6G Read Intensive SFF BC SSD
- 1 nó de computação (GPU), cada um com 2x NVIDIA A100 PCIe de 80GB memória RAM
Os dez nós computacionais do Singrar são interligados por uma rede de interconexão Infiniband HDR-200 proporcionando alto rendimento e baixa latência tanto para comunicação entre os processos quanto para o acesso ao sistema de arquivos.
Por fim, o supercomputador Singrar disponibiliza um sistema de arquivos, integrado à rede Infiniband, com capacidade bruta de armazenamento da ordem de 200 terabytes.
Nós do Supercomputador
O Singrar está localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro que engloba os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Precisamente, está localizado entre a Catarina Mãe e o Morro da Cruz, no bairro Vila Amélia. Neste contexto, os membros do Singrar decidiram homenagear as formações rochosas de Nova Friburgo nomeando o nós como segue abaixo.
Login (Head Node)
Pedra do Cão Sentado

Local: Parque de Furnas do Catete à margem da Rodovia Nova Friburgo – Bom Jardim. Altitude: 1.111 m. Um monumento natural considerado símbolo da cidade de Nova Friburgo.
GPU
Três Picos
Local: Parque Estadual dos Três Picos. Altitude: 2.366 m. Um imponente conjunto de montanhas graníticas. O ponto culminante de toda a Serra do Mar.
FPGA
Pico do Caledônia
Local: Cascatinha. Altitude: 2.257 m. Caledônia é uma das mais elevadas montanhas do estado do Rio de Janeiro e compõe uma das mais belas paisagens de Nova Friburgo.
CPU
Pedra do Imperador

Local: Bairro do Cônego. Altitude: 1.410 m. Uma vista privilegiada para quem quer ver os principais bairros de Nova Friburgo. Desde o Cascatinha até o distrito de Conselheiro Paulino um dos mais populosos da cidade.
CPU
Pedra da Catarina

Local: Centro de Nova Friburgo. Altitude: 1.430 m. O nome foi dado em homenagem a uma das embarcações a vela chamada Chaterine, que trouxe a cidade de Nova Friburgo os primeiros colonizadores suíços, em 1819.
CPU
Duas Pedras
Local: Bairro de Duas Pedras. Altitude 1.435 m. Imponente formação rochosa que dá nome ao bairro onde fica situada.
CPU
Chapéu da Bruxa

Local: Cascatinha. Altitude: 1354 m. A formação rochosa se destaca na paisagem pelo formato de chapéu de bruxa – ou nariz do diabo, como é também conhecida.
CPU
Morro da Cruz

Local: Centro de Nova Friburgo. Altitude: 1.380 m. Um dos cartões postais de Nova Friburgo, com uma vista panorâmica de quase toda a cidade.
CPU
Cabeça do Dragão
Local: Parque Estadual dos Três Picos. Altitude: 2.082 m. A formação rochosa possui um visual fantástico das montanhas da região e da Serra dos Órgãos.
CPU
Caixa de Fósforo

Local: Parque Estadual dos Três Picos. Altitude: 1.803 m. Formação rochosa com formato peculiar que lembra uma caixinha e se equilibra em uma base fina, desafiando a gravidade.
CPU
Pirâmide

Local: Divisa dos bairros Cascatinha, Vargem Grande e Cardinot. Altitude: 1.475 m. A formação rochosa recebe esse nome devido à sua forma triangular, semelhante a uma pirâmide.
Storage
Pedra Riscada

Local: Lumiar, 5° distrito de Nova Friburgo, nas proximidades da RJ-142 Altitude: 1.425 m. A formação rochosa recebe esse nome devido às ranhuras verticais visíveis em sua superfície.